SIA Trecho 17, Rua 20, Lote 70 – Guará, Brasília – DF, 71200-256
  • (61) 3340-7744
1967: Primeiro Transplante de Coração
12 de setembro de 2022
by

1967: Primeiro Transplante de Coração

Em 3 de Dezembro de 1967, o cirurgião sul-africano Christiaan Barnard realizava o primeiro transplante de coração humano. O paciente viveu apenas 18 dias, vítima de uma dupla pneumonia.

Um mês depois da primeira operação, Barnard fez o segundo transplante de coração e, desta vez, com grande sucesso: o dentista Philip Blaiberg viveu um ano e sete meses com o coração novo.

A notícia causou uma série de reações, entre elas, as de pessoas que moralmente ofendidas pelo ato. Ainda naquela época, o coração não era considerado um órgão como os demais, mas o centro da personalidade, o núcleo humano.

“A partir de um determinado momento, a gente é apenas um pesquisador e tem que se ater ao fato de que o coração tem apenas a função de bombear o sangue. Um transplante de coração não é mais do que um transplante de rins ou de fígado“, justificou Barnard.

O principal problema do transplante cardíaco era e ainda é a rejeição do novo órgão, causando por conseguinte, a infecção. Atualmente são ministrados remédios exclusivos para esta finalidade, reduzindo o índice de mortalidade para abaixo de 10% no primeiro ano pós transplante.

Fonte: DW-world.de

Share:

Add your Comment