Cirúrgica DMG

Há 20 anos trabalhando com o melhor na área hospitalar. Fone/Fax: +55 (61) 3340-7744 ou +55 (61) 9655-1636

Cateterismo cardíaco: o que é e como é o procedimento?

O que é um cateter? Como o cateterismo é realizado? É um exame invasivo? Que tipo de riscos estão envolvidos no procedimento? Estas e outras perguntas serão respondidas no texto que segue. Boa leitura!

O cateterismo é um procedimento médico considerado invasivo (ou seja, que invade os tecidos) para diagnóstico de algumas condições cardíacas. O cateter, composto por um tubo longo e flexível, é colocado dentro de um vaso sanguíneo através de uma pequena incisão e guiado até o coração.

Algumas vezes um pigmento especial é colocado no cateter para fazer com que o interior do coração e vasos sanguíneos apareçam no raio-x. O pigmento pode mostrar se placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias. As placas são feitas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue. Este acúmulo causado pela sedimentação destas substâncias acaba por estreitar o interior das artérias e pode restringir o fluxo de sangue ao coração. Quando isso acontece é chamado de doença da artéria coronária.

Bloqueios nas artérias também podem ser vistos usando ultrasom durante o cateterismo cardíaco. O ultrasom usa ondas sonoras para criar imagens detalhadas dos vasos sanguíneos do coração, desta forma, os médicos podem tomar amostras de sangue e músculo cardíaco durante o cateterismo, assim como realizar pequena cirurgia cardíaca.

Cardiologistas geralmente fazem o cateterismo no hospital com a pessoa acordada durante o procedimento. Há pouca ou nenhuma dor durante o cateterismo, porém a pessoa pode sentir dolorido no vaso sanguíneo onde o médico inseriu o cateter. O cateterismo cardíaco raramente causa complicações sérias. Em geral, dura entre 30 e 60 minutos, conforme o procedimento realizado. Feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X. Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação.

Como se Preparar

Fazer jejum de quatro horas antes do exame.

Em geral, não é necessário suspender os medicamentos em uso.

Procurar repousar antes do exame.

Quem deve passar pelo cateterismo cardíaco

O cateterismo cardíaco é usado para diagnóstico e/ou tratamento de várias condições cardíacas. O médico pode recomendar o cateterismo cardíaco para várias razões diferentes. A razão mais comum é para avaliar dor no peito, a qual pode ser sintoma de doença da artéria coronária e o cateterismo cardíaco pode mostrar se a placa está estreitando ou bloqueando as artérias cardíacas.

É indicado para: • mostrar obstruções das artérias que irrigam a musculatura do coração (coronárias);

• quantificar alterações do funcionamento das válvulas e do músculo cardíacos;

• esclarecer alterações anatômicas não confirmadas por outros exames;

• mostrar em detalhes uma malformação congênita;

• desobstruir artérias e válvulas.

Variações terapêuticas

• Angioplastia: Desobstrução de artéria coronária ou ponte de safena que esteja comprometida por uma placa de gordura ou um coágulo. É feita usando-se um balão que, posicionado e inflado no ponto de estrangulamento, restitui a circulação no vaso.

• Stent coronário: Fixação de uma tela de aço inoxidável na parede interna do vaso desobstruído durante a angioplastia, para impedir novo estrangulamento.

• Valvoplastia: Desobstrução de válvulas cardíacas (pulmonar e mitral) por meio de um ou mais balões infláveis, normalizando a livre circulação do sangue.

Riscos: o maior risco envolvido no cateterismo é o produto de baixa qualidade, aumentando as chances de infecção, dano aos vasos sanguíneos e até instrumentos quebrados dentro dos pacientes.

Certifique-se de que o cateter utilizado é de material confiável, de preferência que tenha na composição de seu material, clorexidina e sulfato de azina de prata, que são antibióticos de alta tecnologia que reduzem significativamente os riscos de infecção no paciente.

Fontes: Wikipedia e Arrow International

Category: Notícias
  • ana cristina da silva cravo says:

    no tramento e certo tirar sangue duas vezes por dia e do deto um vez, tenho duvidas tira aminha duvida e certo,quais são os exames feitos antes de se marcar a cirugia do cateter.aquado ums resposta

    16/06/2013 at 14:21
  • sneak a peek at this website says:

    Hi I am so glad I found your site, I really found you by
    error, while I was searching on Aol for something else, Anyways I am here now
    and would just like to say many thanks for a tremendous post
    and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to
    read through it all at the minute but I have saved
    it and also added your RSS feeds, so when I
    have time I will be back to read much more, Please do keep up the excellent
    jo.

    18/03/2014 at 02:54
  • messenger bags says:

    Awesome blog you have here but I was wanting to know if you knew of any user discussion forums that cover
    the same topics talked about in this article? I’d really love to be a part of online community where I can get suggestions from
    other experienced individuals that share the same
    interest. If you have any recommendations, please let me know.
    Kudos!

    21/03/2014 at 03:09
  • best divorce lawyers ogden ut says:

    Hello, i feel that i noticed you visited my site so i came to return
    the choose?.I’m trying to find things to enhance my website!I assume
    its good enough to use a few of your concepts!!

    01/04/2014 at 10:50

Your email address will not be published.